Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

domingo, 13 de maio de 2012

Vídeo-aula: 02

A ação educativa ao longo da trajetória escolar
Prof.ª Silvia Colello

Ações tipicamente educativas nas escolas:
Muitos projetos com diferentes temáticas, por exemplo, orientação de estudos, drogas, Orientação Sexual, Adaptação, entre outros.
Esses projetos não devem acontecer aleatórios. Pois ação educativa tem que ser feita com estreita relação com a trajetória escolar.
Papel do professor na educação infantil
Educação Infantil é vista como espaço do brincar, para a criança a escola é um lugar onde tem muitos brinquedos para brincar com os amigos.
O que esta em jogo é a adaptação, ampliação das referências, dos saberes, das linguagens, das relações.
 Papel do professor: institucionalização = Investimentos nas esferas afetivas, funcional, cognitiva, linguística e de ajustamento pessoal.
Papel do professor no ensino fundamental (1º e 2º ano)
Para a criança do ensino fundamental, 1º e 2º ano, a escola aparece como o espaço do aprender, não se pode mais brincar, há uma cobrança.
O que esta em jogo: auto conceito, motivação para aprender, adaptação ao ritmo da escola, novos critérios de convivência social.
Papel do professor: institucionalização = apoio funcional, fortalecimento do vínculo com o saber, estimulação dos valores que regem a convivência social.
Papel do professor no ensino fundamental (3º e 4º ano)
A criança percebe os diferentes espaços da escola, para a criança do ensino fundamental, 3º e 4º ano, escola como espaço plural. A escola deixa de ser globalizada e passa a ser complexa na definição das crianças desses anos.
O que esta em jogo: auto conceito acadêmico, aprender a aprender, organização, autonomia, disponibilidade para lidar com as dificuldades.
Papel do professor: escolarização = fortalecimento da relação aluno-escola pelas dimensões afetivas, metodológica, funcional, cognitiva e social.

Ensino fundamental (5º ao 9º ano)
A criança começa a entender que a escola é uma dentre outros espaços, ou seja, a escola entre tantos outros mundos (divertimento, futebol, amigos, etc.).
Ensino médio: entre o reconhecimento da escola e a disponibilidade para investir na aprendizagem
O mundo extraescolar se aprofunda, o jovem sabe a importância da escola e tem que lidar com a disponibilidade para investir na escola.
Papel do professor do ensino fundamental II e ensino médio
O que esta em jogo: adolescência, lidar com conflitos, crises, projetos de vida, cobranças de desempenho, opção profissional, autonomia, redefinição da identidade e valores.
Papel do professor: escolarização e preparação para a vida social = apoio, orientação, sensibilização, conscientização sobre aspectos da vida e responsabilidade social. É preciso que o professor entenda a realidade de seus alunos.
Ação educativa ao longo da trajetória escolar vai adquirindo diferentes ênfases: institucionalização, escolarização e por fim a preparação para a vida social. Obviamente isso tudo é flexível.
Concluindo, o papel do educador é acolher o aluno, trazer o aluno para dentro da escola (institucionalização), dar um banho de escolaridade nesse aluno, fazendo com que esse aluno viva bem a vida escolar (escolarização) e jogar este aluno de volta para a sociedade de forma responsável e compromissada (preparação para a vida social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário