O papel do professor na mediação cultural
Prof.ª Rosa Iavelberg
É importante que o professor possa aproximar os alunos dos agentes culturais e artistas (que produzem arte).
Esse objetivo de mediação da cultura esta ligada a disciplina arte e demais disciplinas.
A arte vai fazer parte da vida do aluno de uma forma natural, promovendo o valor da arte.
Outro aspecto significativo para o papel do professor é trabalhar os diversos artistas que fizeram/fazem parte da nossa cultura.
O aluno aprende com as próprias produções, com a dos pares e a partir do conhecimento sobre a produção sócio-histórica da arte.
A arte promove a auto-estima do aprendiz porque possibilita a expressão de cada um, construída com base em saber fazer, saber interpretar e valorizar arte de modo autoral em um contexto de aprendizagem compartilhada.
Uma consideração a fazer nessa mediação é que as temáticas de arte trazem conteúdos transversais, essas temáticas são questões sociais da atualidades que se associam as poéticas: meio ambiente, saúde, trabalho e consumo, ética, pluralidade cultural e orientação sexual; e outros temas importantes aos contextos educacionais.
Os temas transversais são ensinados com as obras associadas à conteúdos plásticos-formais.
Ensinar esses conteúdos, mas não fazer da obra de arte um meio para ensinar esses conteúdos.
Que alunos queremos formar para fazer a mediação cultural?
· Visão do aluno
· A arte inclui a pessoa do aprendiz, suas características culturais e potencial de transformação da própria condição e lugar de origem.
A arte é uma forma potente de participação social.
A formação cultural mediada pelo professor promove a integração social do aluno, fala de perto ao estudante, anima-o a frequentar a escola, porque pode manifestar-se e compartilhar suas experiências com os pares e apresentá-las a comunidade escolar ou compartilhá-las em redes sociais.
As formas de documentação da produção dos alunos, para que não se perca e fique registrado, são portfólios e blogs de arte.
Portanto é uma visão de aprendizagem que requer uma prática de educação diferenciada, reconhece a cultura como conteúdo de poder transformador e formador da identidade do estudante.
Cabe ao professor selecionar arte de qualidade para que o aluno em sua identidade reconhecer-se nessas referências e na força dessas criações.
Selecionar conteúdos onde os alunos identifiquem o protagonismo nas formas, ideias, ações e escolhas em arte.
Trabalhar a arte com sentido na vida das pessoas e na sociedade.
O que o professor conhece e sabe para fazer e ensinar arte
O professor precisa investir em sua própria formação, precisa conhecer como se passa o desenvolvimento artístico e o desenvolvimento da compreensão estética. O professor também deve viver e ter práticas artísticas, ter experiência de se manifestar pela prática da arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário