Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vídeo-aula: 09

CIÊNCIA E EDUCAÇÃO


Prof.º Luis Carlos de Menezes

O Professor Luis Carlos de Menezes, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, discute as aproximações entre ciência e educação, demonstrando como a vida cotidiana pode inspirar o pensamento científico.
Olhando ciências para fazer uma metáfora cinematográfica, com uma grande angular.
Tentar transpor isso para o nosso trabalho com o professor na escola.
Currículo é o percurso formativo do aluno, desenvolvendo competências.
Não se trata de dicas para ensinar, mas de pensarmos juntos, para que o aprendizado tenha maior eficácia.
Ciências na Educação de Base: Linguagem Instrumental prática e Visão de Mundo.

Ciências como Linguagem – A ciência antes de mais nada é um aprendizado de Linguagem, o domínio dessa linguagem se aprende na escola.
Exemplo: ler no jornal diário a previsão do tempo.
Qualquer canal de TV fala de fenômenos atmosféricos, tragédias em linguagem científica… Ou seja, para compreender o noticiário precisamos saber a linguagem matemática ou científica.

Para ler um rótulo de alimento é necessário saber disso. O domínio dessa linguagem se aprende na escola e é necessário ter consciência de que temos que ensiná-la.
Essa visão vale para todas as ciências. A condição da compreensão da linguagem
precisa ser promovida na escola. Exemplo do consumo exagerado da “paçoquinha”
(muita gordura e calorias).

Ciência como instrumental prático – Ter a compreensão da ciência para na prática saber utilizá-la. Implica em conhecimentos de outras disciplinas.
Exemplo: Trocar um chuveiro comum por um chuveiro a gás para quem gosta de tomar banho demorado e quente, para diminuir o gasto de energia e de dinheiro. A ciência faz uso da linguagem matemática, física e química.



Exemplo do detergente. A compreensão da ciência me dá um instrumental prático para fazer uso do detergente, para usar um chuveiro ou para cuidar da saúde. A ciência está presente na nossa tecnologia, mas deve estar presente na nossa visão de mundo. O século XXI é complicado e estamos diante de situações não resolvidas.

Ciência como visão de mundo: Os avanços científicos fazem parte da ciência como Visão de Mundo. Saber que um som se transforma em impulso elétrico é um exemplo estar envolto de uma série de tecnologias.
Exemplo: por que se usa radiofreqüência para usar o celular e não se usa para mudar o canal de TV com controle remoto (infravermelho)? Isso acontece porque a radiação do celular atravessa a parede e o controle remoto não. Compreender fenômenos cosmológicos ou tecnológicos é Visão de Mundo.

Como desenvolver a Ciência:
ü  Projetos, trabalhos em grupos nas aulas de Ciências.
ü  Com Diálogo, Debates, Participação e Projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário