Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vídeo-aula: 15

DIMENSÕES CONSTITUTIVAS DO SUJEITO PSICOLÓGICO

Prof.º Ulisses Araújo
Essa vídeo-aula discute a multidimensionalidade constituinte do psiquismo humano, e como as dimensões cognitiva, afetiva, sociocultural e biológica se articulam no funcionamento psicológico para explicar a complexidade de nossos pensamentos e ações.
Em primeiro lugar o professor Ulisses nos leva a refletir sobre uma questão forte que afeta o dia a dia em sala de aula: Quem é o aluno?
A maioria das teorias reduzem o que é o ser humano  aos seus aspectos constitutivos, mas a explicação sobre o ser humano é mais complexa.
Ao compreendermos quem é o sujeito psicológico, vemos que é cada um de nós, cada sujeito, cada ser humano, e não é alguém idealizado mas pessoas de carne e osso, ou seja, pessoas reais.
O sujeito psicológico se constitui na interação com o meio, aonde ele vive, que é composto de coisas, pessoas e uma cultura.
É constituído de um mundo consciente e um mundo não consciente, não é o inconsciente da psicanálise.
Não consciência é tudo aquilo que esta na nossa consciência . Podemos ter milhões de operações ocorrendo no nosso cérebro simultaneamente e que não estão na nossa consciência. Exemplo: Os processos que ocorrem no organismo e não estão no nível da consciência, como processos bioquímicos que nos fazem sentir fome.
Esse processo de não consciência interfere na vida dos sujeitos.
Quatro dimensões que constituem o sujeito psicológico: Biológica, Afetiva, Sócio-cultural e Cognitiva.
Dimensão Biológica: o nosso organismo, dito anteriormente. O funcionamento biológico do organismo é um aspecto constitutivo do psiquismo e interfere na vida do sujeito.
Dimensão Afetiva: afetos, sentimentos, emoções, se constituem em um universo importante do psiquismo e é uma dimensão constitutiva dom ser humano.
Dimensão Sócio-cultural: as crenças existentes na sociedade são influenciadas pela cultura e isso fica armazenado. Existem aspectos dessas crenças e da cultura que ajudam o constituir a nossa identidade, ou nós como sujeitos e por isso tem papel importante no processo do psiquismo humano.
Dimensão Cognitiva: a inteligência, a parte intelectual, que também através do processamento neuronal, no cérebro, influencia na forma como o sujeito se comporta, resolve problemas e como lida no dia a dia com pessoas.
Temos que nos atentar para o fato de teorias que trabalham do ponto de vista da redução (Perspectiva do Iluminismo, da Modernidade) tem a tendência a estudar um desses aspectos constitutivos e considerar isso como sendo o todo.
Poe exemplo, médicos que pegam a questão biológica e vão dizer, querendo explicar todo o funcionamento humano através do cérebro. Explicar que todo o comportamento toda a lógica humana esta no cérebro, se esquecendo que existem outras dimensões.
Outros autores vão querer explicar que tudo é cultura, que a linguagem é que determina nossa forma de pensar, agir, ver o mundo e organizar o pensamento.
Porém os diferentes aspectos da dimensão do sujeito estão bidirecionados (fluidez, interação), estão coordenados, interagindo simultaneamente ao mesmo tempo, não podendo se explicar alguma questão do sujeito apenas enfocando uma dimensão, tem que considerar todos os aspectos constitutivos do sujeito.
O professor tem que olhar para cada aluno como sujeito complexo, portanto, que não tem determinação exata para cada comportamento ou valor, nem tampouco, porque ele quer ou tem um problema neurológico, mas tudo ao mesmo tempo. Esse aluno tem cultura, nasceu em determinada família, tem sentimentos e afetos, tem capacidade intelectual, tem organismo, e esse interage com o mundo o tempo todo.
Com a visão da totalidade do sujeito, olhamos para o nosso (a) aluno (a) de forma diferenciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário