Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vídeo-aula: 21

SENTIMENTOS E AFETOS COMO TEMA TRANSVERSAL

Prof.ª Valéria Araújo

 A vídeo-aula vai abordar como inserir sentimentos e afetos na escola, sendo de uma maneira prática na estrutura curricular, ou seja, tornar o sentimento como um tema transversal.

Em primeiro plano, para legitimar o trabalho com sentimentos na escola, segue três conceitos : valores, auto-estima e autoconhecimento. Estes três conceitos estão intimamente ligados com sentimentos e afetos.


VALORES
Segundo, Piaget, valores diz respeito às trocas afetivas que o sujeito realiza com o meio exterior. Os valores surgem da projeção de sentimentos positivos sobre objetos, pessoas e/ou relações, e/ou sobre si mesmo.

De uma maneira mais simples:
  • Valor é aquilo que eu gosto, está ligado a relações afetivas;
  • Contra valor é aquilo que eu não gosto.
  
AUTOESTIMA

Busca da felicidade.

Autoestima, na psicologia, é a auto-imagem que o sujeito constrói sobre si mesmo. Sensibilidade para perceber os sentimentos que o sujeito projeta sobre si mesmo.
A autoestima está relacionada à dimensão afetiva e dos sentimentos.


AUTOCONHECIMENTO

Processo de auto-regulação que o sujeito constrói e que vai contribuir ara a própria conduta. Sensibilidade para perceber a si mesmo, tomar consciência dos próprios sentimentos e valores.

COMO INCORPORAR OS SENTIMENTOS E AFETOS NO COTIDIANO DE NOSSAS ESCOLAS?

  • Transformando os sentimentos e afetos em objetos de ensino e aprendizagem (transformar o sentimento em objeto de conhecimento, aprendizagem e ensino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário