Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vídeo-aula: 20

VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO

Prof.ª Flávia Schieling

Essa vídeo-aula aborda a questão da violência nas escolas e os tipos de violência.

1ª Questão: Não é fácil falar sobre violência, mas não é impossível. A violência emudece, desarranja discursos, perturba a ordem.

2ª Questão: Sensação de que a violência tomou conta do mundo, se instaurou na escola, virou fatalidade.


A violência é um problema social. O que fazer com relação à violência?

Para saber o que fazer com relação à violência é primeiro descobrir qual é a queixa, fazendo um diagnóstico e direcionar possíveis formas de ação, estabelecendo conexões.

Há múltiplas formas de violências na escola, por isso tem que se perceber com exatidão o que está acontecendo realmente, possibilitando assim um diagnóstico mais preciso (instrumentalizar) e possibilitando também alguma forma de atuação.

Quando se trabalha com as violências que acontecem no cotidiano da escola, percebemos que há uma generalizada, que diz respeito às violências do entorno da escola, que entram na escola. Exemplo: gangues, tráfico de drogas, etc.
Não são produzidas pela escola, mas estão na escola.

Mas não podemos ignorar que há muitas escolas que estão em territórios violentos, e que não são violentas. De alguma maneira conseguiram construir barreiras a essas interpenetrações, a esse ir e vir da violência do entorno e construíram relações com o entorno da escola (escola protegida).

E para isso acontecer tem que acabar com o mútuo desconhecimento, abrir diálogo com a comunidade, estabelecer conexões com a vizinhança a partir de projetos.

Mais um tipo de violência é a violência que acontece nas famílias, essa entra silenciosamente. Exemplo: comportamento agressivo ou apático de um aluno, tem que investigar pois se deve a família.

Por isso, a escola tem que investigar, estabelecer conexões com os membros da família que queiram falar, com o Conselho Tutelar e Área da Saúde.

Outro tipo de violência é a discriminação. Há violências da escola, por exemplo as que aparecem nas falas dos professores e alunos, são violências simbólicas e psicológicas.

Uma das conexões mais necessárias vê a que acontece no interior da escola, com o coletivo de pessoas adulto, que possam trazer para os alunos um cotidiano rico de conhecimento e interesse.

E há uma conexão a ser feita com a Secretaria da Educação, pois a escola não deve estar sozinha no que diz respeito às questões da violência, porque a escola pode fazer muitas coisas, mas não pode fazer tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário