Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Vídeo-aula: 13

CONHECIMENTO EM REDE


Prof.º Nilson Machado
Esta aula enfoca a ideia de rede.

Rede = imagem de conhecimento (sentido metafórico).
A ideia de rede amplifica o que se passa na escola. Os temas não se limitam a uma determinada aula ou disciplina, mas é tratado dialogiacamente entre elas, buscando pontos diferentes de interesse sobre o mesmo tema.


FORMAS DE PENSAR SOBRE O CONHECIMENTO:


Balde: cabeça do aluno vazia, e encho de matéria (imagem remitente).

Cadeia (Descartes – Discurso do Método – Do simples ao complexo): Trabalhar nas disciplinas encadeando, organização da aula e disciplina como grande encadeamento (Perspectiva Cartesiana).

Rede: Não dispensa Descartes/Cartesiano, porém planeja em cima de uma grande teia, uma grande rede de relações (os conhecimentos, os conceitos, os significados, aquilo que aprende na escola), não são ligadas linearmente, coisas multiplamente relacionadas.
Trabalho da escola é enriquecer essa rede, elaborar (acrescentar e tirar).

Redes de Significado (Insights para escola)
Acentrismo: centro de interesse que me faz entrar na rede de conhecimento.
Metamorfose: os significados são feixes de relações, relações vivas, onde o tempo todo é incorporado novas relações e estão sendo aposentadas as relações sem significado. Permanente estado de atualização. Porém quando estuda a disciplina de História é a única que se vê o significado da mudança de significado.
Transdiciplinaridade: Todas as nações da vida realmente importantes, vão além das disciplinas (Exemplo água).
Liberdade para compor encadeamentos, muito maior do que se desfruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário