Educação em direitos Humanos na Sala de Aula
Prof.ª Ana Maria Klein
Fonte da imagem: ellenguimaraes.blogspot.com
A aula começa fazendo uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem, como ocorre o processo de aprendizagem.
Aprendizagem
A aprendizagem que ocorre em um dado momento é a síntese de tudo o que o estudante traz consigo: suas capacidades, sua história, seus conhecimentos e seu estado psíquico.
Há também aquilo que o professor traz: suas capacidades, seus conhecimentos e seus estados de ânimo, mas também sua pedagogia, seus pensamentos, sua maneira de ver os estudantes, como também as condições em que trabalha.
A aprendizagem implica em um momento de abertura pessoal, ou seja, eu preciso querer aprender, e na maneira do sujeito viver a vida. É algo novo que vai ser incorporado, informações novas, eu preciso dar abertura para esse algo novo.
O processo de aprendizagem vai ainda além da vontade de aprender e se incorpora a maneira de viver do sujeito, modifica suas relações com o mundo.
E vai incorporar a maneira de olhar o mundo e pode ou não mudar a visão de mundo e as relações desse indivíduo com o mundo.
O sujeito que aprende é a figura central do processo.
Não podemos reduzir a aprendizagem à mera apreensão de conteúdos, isso envolve também a questão de valores e mundo de olhar e relacionar-se com o mundo.
Direitos Humanos são Interdisciplinar e Transversal
Caráter interdisciplinar: Direitos Humanos devem ser compreendidos mediante a integração de diferentes disciplinas.
Diz respeito à maneira de organizar o conteúdo no currículo.
Caráter transversal: temas e eixos temáticos relativos a Educação em Direitos Humanos são integrados as disciplinas, de forma a estarem presentes em todas elas e contextualizados na realidade. Refere-se a maneira como os seres humanos aprendem.
Temas Transversais
Os Direitos Humanos se relacionam com a vida da comunidade, a vida das pessoas e aos seus interesses, como por exemplo, quando pensamos nos Direitos Humanos que são desrespeitados na minha comunidade e quais direitos de fato se efetivam? Outra questão é quais são os interesses das pessoas?
Aproximam a vida das pessoas no currículo formal da escola, ou seja, eles constituem uma oportunidade de desenvolvermos conteúdos de diferentes disciplinas a partir da discussão de um tema relevante socialmente.
Característica central é a relação que se estabelece entre aprender conhecimento teoricamente sistematizado e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
Metodologias ativas de aprendizagem
Metodologias ativas, pressupostos pautados pelo construtivismo:
v Os estudantes constroem seu próprio conhecimento por meio da seleção ativa de novas informações.
v O sujeito traz uma bagagem de pressupostos, motivações, intenções e conhecimentos prévios.
v O processo de construção do conhecimento acontece por meio de atividade individual e social.
v A natureza das atividades influenciará a qualidade do conhecimento adquirido. Isso quer dizer que uma aula expositiva não tem a mesma efetividade do que um projeto ou uma ação em campo. A aprendizagem pode variar conforme a natureza, por isso ter técnicas de ensino diferenciadas, para que aprendizagem seja mais efetiva.
Aprendizagem Baseada em Problemas – ABP
Um exemplo de uma metodologia ativa de aprendizagem é a aprendizagem baseada em problemas, que dá espaço para o protagonismo discente.
As metodologias cumprem a função de transformas ideias/concepções em práticas pedagógicas. No entanto, é preciso reconhecer que há uma grande distância entre discursos e práticas pedagógicas.
ABP – tem como ponto de partida o uso de problemas para a aquisição do conhecimento. O aluno aprende a partir destes, algumas vezes formulados pelos próprios alunos, outras pelos docentes. O importante é olhar para o mundo, problematizando a realidade. Coinstruindo a consciência critica, privilegiando a indagação do que acontece no meu bairro, meu país e até no mundo.
Ação Problematizadora – por meio de problemas reais que demandam a ação investigativa por parte dos/as estudantes.
Desenvolvimento de Projetos – problematização da realidade, investigação, construção coletiva e autônoma do conhecimento. Construção conjunta de responsabilidades, discussão, desenvolvimento e execução de uma tarefa.
Problematizar a realidade, tendo em vista os Direitos Humanos
v Os Direitos Humanos como temas a serem problematizados – possibilita a identificação do direito, seu reconhecimento na realidade, a reflexão crítica sobre a realidade estudada. Por exemplo, estudar o trabalho infantil.
v Este processo implica necessariamente no conhecimento advindo de diferentes áreas do saber, imprescindíveis à compreensão e consideração crítica da realidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário