ASSEMBLÉIAS ESCOLARES E DEMOCRACIA ESCOLAR
VÍDEO PRODUZIDO PELO MEC E PELA TVE
A vídeo-aula apresenta a proposta das assembléias escolares, como o momento institucional da palavra e do diálogo. Sua implementação solicita a transformação das relações interpessoais, ao mesmo tempo em que intervêm na construção psicológica e moral de seus agentes. Com as assembléias atinge-se a finalidade de promover a participação das pessoas nos espaços de decisão e de democratizar a convivência coletiva e as relações interpessoais.
ASSEMBLÉIAS ESCOLARES
Os alunos discutem temas pertinentes a rotina escolar, situações problemas que são discutidas no coletivo escolar. Participação do aluno no processo de desenvolvimento moral.
A escola deve ser democrática e participativa, todos tem lugar para expor seus pensamentos. Busca da autonomia do aluno.
ASSEMBLÉIAS:
ü ESPAÇO DE DIÁLOGO
ü TRABALHA VALORES DEMOCRÁTICOS
ü RESOLUÇÃO DE CONFLITOS COTIDIANOS
Existem três tipos de assembléias que são trabalhadas nas escolas:
1) Assembléia de Classe: A assembléia acontece dentro da sala de aula e tem por função regular as ações dos alunos dentro da própria sala de aula.
Um exemplo dessa assembléia acontece na Escola Comunitária de Campinas –ECC . Nas assembléias os alunos trazem pautas para serem discutidas na forma de crítica, felicitações e sugestões. As felicitações existem para que a assembléia não aborde apenas aspectos negativos. O professor intervém constantemente, mas abre espaços para que os alunos discutam conflitos e busquem soluções.
2) Assembléia de escola: participam dessa assembléia representantes de todas as turmas, professores, funcionários, além da direção da escola.
A assembléia faz com que comportamentos indesejáveis na escola, fiquem em níveis socialmente aceitáveis. Existe o beneficio da diminuição da violência e da indisciplina, pois acontece o diálogo, mas este não é o benefício principal da assembléia, o principal benefício é a construção de valores por parte das crianças.
3) Assembléias Docentes: Assembléias dos professores que ocorrem geralmente uma vez por mês.
Os professores de reúnem com a direção da escola, também com uma pauta previamente definida para discutir temáticas relacionadas ao convívio e as relações interpessoais entre eles, discussões acadêmicas e pedagógicas.
O professor aprende passando pela mesma experiência que o aluno passa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário