Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Vídeo-aula: 13

A construção do fracasso escolar: os mecanismos do não aprender e os desafios do professor
Prof.ª Silvia Colello

O fracasso escolar é um fenômeno que se mostra por diferentes vias presentes na educação brasileira. Os indicadores mostram que a maioria dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio está aquém do que deveriam estar em termos do conhecimento para as séries em que se encontram.
E a pergunta é por que os alunos não aprendem? Para isso existem argumentos que caem em explicações reducionistas, que culpam o aluno e sua família ou mantém o aluno como criatura ingênua nesse processo, tirando-nos assim a possibilidade de compreender o fracasso escolar na sua complexidade.
Dimensões do não aprender e desafios do professor
Aluno e Mundo (o aluno no mundo de hoje) - Qual é a razão para aprender ? Se o que vale mesmo é o ter, o dinheiro.O primeiro desafio do professor é o resgate do valor do conhecimento, enquanto um bem necessário, prazeroso e que mereça ser adquirido pelo aluno.
Mundo e Escola (a escola no mundo de hoje) - O que ensinamos no mundo de hoje? E o que deveríamos ensinar ? A Escola parou no tempo, não dialoga com a tecnologia, com a sociedade; há a tensão do mundo que não valoriza a escola e uma escola que não fala a linguagem desse mundo, a escola é diferente da vida e a aprendizagem esta fechada em si mesma.
Escola e Aluno – Como ensinamos ? Se o professor ensina, porque o aluno não aprende ? Temos que buscar a sintonia entre o que ensinamos e nosso mundo. Deve-se discutir a metodologia, que não entra em sintonia com o processo cognitivo dos alunos, seus interesses e necessidades. O ensino começa a ser enfadonho e cansativo.
Outro fator na relação escola e aluno é a falta de dialogia, existe uma tensão muito grande entre professor e aluno.
Além do que foi citado anteriormente, existe também a desconsideração da diversidade cultural, com práticas discriminatórias e que desconsideram a diversidade cultural na escola. O aluno ao ingressar na escola ele é plural, e a escola exerce uma pressão para que os alunos sejam iguais.
O não aprender funciona dentro de certa lógica que se explica dentro de múltiplas dimensões: Dimensões culturais, dimensões sociais, dimensões pedagógicas e dimensões políticas.

Dimensão Cultural: Lidar com as consequências do aprender, como exemplo, alunos que vivem em comunidades de analfabetos
Dimensão Social: As relações estabelecidas na escola, o professor deve lidar de forma mais dialogia e buscar relações sociais que favoreçam na escola.
Dimensão pedagógica: tem que ajustar a metodologia de ensino ao processo cognitivo dos alunos, com práticas menos mecânicas e mais criativas/construtivas.
Dimensão política: Diz da valorização da escola, do conhecimento
O outro lado é o risco de aprender e não usar, não gostar, não ser critico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário