Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Vídeo-aula: 18

A escola e as instituições culturais
Prof.ª Rosa Iavelberg
A parceria entre escola e instituição cultural
·         As instituições culturais reúnem objetos de arte interessantes às aprendizagens escolares.
·         Museus e casas de cultura podem ser visitados física e virtualmente.


A Prof.ª Rosa Iavelberg propõe que as escolas promovam visitas aos museus, feiras, casas de culturas, mostras sejam feitas não só presencialmente, mas virtualmente.
Podem-se estudar obras de diversos artistas, como por exemplo, a Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, oferece diversos temas, inclusive interdisciplinares. A Mona Lisa, em exposição no Museu do Louvre, em Paris, pode ser visitada de forma virtual por meio do site do Museu, http://www.louvre.fr/.
A cultura brasileira também deve fazer parte do currículo escolar, conscientizando os estudantes do valor da conservação de um patrimônio público. Por exemplo, fazer o estudo do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, onde há achados arqueológicos dos povos pré-históricos do NOVO MUNDO. A preservação do patrimônio cultural e natural do parque é trabalhada pela equipe do Museu do Homem Americano, que fica há 35 Km do Parque. Neste museu ocorrem exposições permanentes sobre os 28 anos de pesquisa na região.
E diz: que “Os pequenos também gostam de registrar desenhos em pedras e muros depois de estudar inscrições pré-históricas".
Pode-se estudar arqueologia e como esse estudo colabora com o conhecimento do meio ambiente.
Entrevista com Niède Guidon, que é arqueóloga e co-gestora do Parque Nacional da Serra da Capivara; é muito interessante e pode ser lida pelo professor em sala de aula.
O professor pode valorizar a profissão do arqueólogo e o tema transversal meio ambiente em um projeto de trabalho em parcerias com museus de arqueologia e etnologia.
Nesse caso por intermédio das descobertas arqueológicas da Serra de Capivara.
O estudo da arqueologia e da cultura, pode ser feito desde a educação infantil até o ensino médio. Para os alunos maiores, após o estudo e as visitas acerca dos patrimônios culturais, o aluno pode manifestar os conhecimentos de varias maneiras, como por exemplo, o grafite, inscrevendo sua arte (poética) nos muros e ruas da cidade (com autorização pública), e assim compartilhá-los com a família e membros da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário