Modelos de ensino: das concepções docentes às práticas pedagógicas
Prof.ª Claúdia Helena Yazlle
Devemos refletir sobre os desafios que a inclusão tem trazido num contexto de mudança, seja na legislação, de transformação da Pedagogia, das funções da Escola (nova função social), dos novos modelos de ensino e de práticas que a Escola deve desenvolver e também na transformação do professor, na sua formação.
Velhos e Novos Paradigmas
Passado: Ensino (situações e materiais), professor especialista, disciplina.
Atualmente: Aprendizagem, Integração curricular (trabalho em grupo e conhecimento amplo), Coordenador (articulador), Diversidade (Inclusão), Ampliação (e esvaziamento de atribuições da escola).
A escola tem como grande desafio atender essa grande demanda, com essa variedade cultural, de camadas sociais diversas, etc.
O esvaziamento vem da sensação de que a escol atem que ensinar e dar conta de tudo, desde ensinar desde a educação infantil até o ensino médio.
A inclusão escolar aparece nesse contexto com a necessidade de lidar e articular as diferenças sociais, culturais, econômicas e individuais (de desenvolvimento humano). Trabalho em equipe/coletivo.
Inclusão: a complexidade do processo
O processo de inclusão é muito complexo e amplo, pois envolve a família, a escola, os profissionais da saúde e a sociedade.
Os desafios para a prática inclusiva são, para a família, uma série de dúvidas quanto à matrícula do filho com Necessidades Educativas Especiais em escolas regulares.
Tais como: Busca de aceitação e acolhimento do filho, Estabelecimento de vínculos e relações sociais, autonomia e independência e a busca da aprendizagem.
Outras famílias (que o filho não tem Necessidades Educativas Especiais) suas dúvidas são: Receio de imitação e agressividade, “Perder” em aprendizagem e também tem famílias que vão valorizar a inclusão como princípio ético.
E os professores?
A primeira questão é sentir-se preparado, para garantir a aprendizagem e saber lidar com as diferenças, isso ocorre com a formação, com a capacitação.
Crianças com NEE
Aproveitar para conhecer essa criança com Necessidades Educativas Especiais, identificar as habilidades, capacidades, as necessidade, ou seja, as características dessas crianças.
Escola
A escola como um todo deve abarcar e ter a inclusão como parte da proposta pedagógica e ter espaços coletivos para discutir e colocar em pauta a inclusão. E ter parceria com profissionais da saúde que podem esclarecer mais sobre essa questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário