Entrevista com Prof. Solon Viola sobre representação social do DH no Brasil
Prof.ª Ana Maria Klein
Ana Maria Klein entrevista Solon Viola; nesta entrevista é discutida a representação social do DH no Brasil e o papel da escola na transformação desta representação.
Os direitos humanos são muito recentes na sociedade brasileira e quando surgiram encontraram um contraponto na sociedade. A grande mídia buscou preconceitos históricos, herança da escravidão, herança do desprezo do pobre, daquele que não tem privilégio.
O direito humano quando surge na sociedade brasileira, surge para trazer liberdade e igualdade, mas se depara com preconceitos.
A representação social sofre mudanças a partir de conquistas históricas.
O Direito Humano é uma declaração, é um desejo que a humanidade foi construindo.
A escola precisa entender que seu aluno é ser humano e têm direitos, tem nome. A escola deve saber que tem conteúdos de direitos humanos e que seu aluno tem palavra e pensamento para construir o saber humano.
O diálogo entre professores e alunos produzem espaços de democratização.
A escola deve agir junto à coletividade, resignificando para além da própria escola os direitos humanos.
Precisamos saber e conhecer nossos direitos, mas não basta somente conhecê-los, devemos nos entender como seres humanos que tem que ter dignidade, alimento, etc. É preciso que conhecendo os direitos humanos nos movimentemos para tornar o direito uma realidade, para vivencia-los.
Direitos Humanos é uma dimensão de desejo, de percepção da construção da humanidade, de reconhecimento do outro, do desejo da liberdade. Um sonho de um país mais justo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário