Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

domingo, 25 de março de 2012

Vídeo-aula: 16


Encaminhamentos pedagógicos: blog no ensino de ciências
Prof.ª Monica Fogaça
Essa aula dá continuidade à aula anterior.
Tecnocultura nas culturas juvenis: a escolha do blog entre as mídias sociais
A internet é o ambiente prioritário dos jovens urbanos, lá eles exercitam uma série de práticas e por conta disso são influenciados em sua identidade, e a escola precisa mapear a cultura dos jovens, para estabelecer dialogo e produzir híbridos.
Nessa aula há o relato de uma prática pedagógica que foi conduzida em uma escola durante um ano, nas aulas de ciência do 9º ano do ensino fundamental.
Esse trabalho foi feito com três classes, que possuíam de 35 a 40 alunos, nas aulas regulares, e o material da internet seguiu em paralelo com o uso de ferramentas da web 2.0.
A escolha do blog entre as mídias sociais
A Web 2.0, surge da metade da década de 90 para cá, ela é uma especialização da internet, ela é composta de ferramentas online, chamadas mídias sociais (blog, wiki, redes sociais, podcast, vídeocast, RSS)
As ferramentas podem ser: Síncrona (interação rápida) e assíncrona (reflexão, pesquisa, exemplo: os blogs)
O blog produzia maior motivação, qualidade do texto, capacidade de analise e conhecimento.
Condução da prática pedagógica
Para o uso do blog nas aulas de ciência, foi feito um mapeamento através de pesquisa.
Nesta pesquisa foi citado muito o uso de aparelhos de telecomunicações, esportes, etc.
Diante disso foi criado temas de trabalho, são temas culturais. Exemplo: Tema: Eu me remexo muito (práticas corporais); peleshop (estética).
Em paralelo as aulas, estavam sendo feito os blogs, os alunos montaram grupos e tinham que produzir textos de tempo em tempo, contando a partir do que eles percebiam nas aulas com a ciência e a tecnologia participavam da prática por eles escolhida. Tinha um número mínimo de produções, e quem concluísse esse número mínimo poderia produzir textos a mais.
O blog motivou a escrita porque houve o uso de outras linguagens.
Houve negociação para que eles não copiassem e colassem textos da própria internet.
Durante a produção dos blogs, a prática do professor foi a de buscar pista de representações de conceitos de identidade e para o preparo das atividades didáticas.
Foram feitas novas práticas, debates, laboratórios, problemas, estimulou que os colegas de grupos diferentes entrassem nos blogs de seus colegas (estimulo a troca de comentários).
Estudos dos conceitos de física, química, biologia e outras áreas forma trabalhadas com dois focos para a desconstrução; procedências (ressignificar e ampliar os significados iniciais das culturas juvenis).
Tipos de significados para o conceito de tecnologia presentes em cada postagem
Uns achavam que tecnologia era só o aparelho, outros achavam que tecnologia garantia melhoria de qualidade paravas pessoas, que a ciência produzia o que ia ser aplicado na tecnologia, etc.
Mais adiante surge uma visão sócio-sistêmica, eles que percebem que a tecnologia não é só boazinha, mas que pode afetar gerando impactos ambientais, ela cria problemas e depois tentas resolvem-los, ou que tem relações com a política e cultura, etc.
Por isso foi usado o blog que tem maior aproximação com os jovens e acaba sendo eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário