Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Vídeo-aula: 12

Multiculturalismo: Encaminhamentos pedagógicos
Prof.º Marcos Garcia Neira
O tema da vídeo-aula são os encaminhamentos pedagógicos inspirados no Multiculturalismo.
O Multiculturalismo resume todas as ações implementadas para a diminuição das desigualdades sociais, implica em reconhecer as diferenças para que se possa desenvolver praticas pedagógicas, políticas culturais que vão contribuir para reconhecimento das diferenças.
Currículo Multiculturalmente Orientado
Fonte: lausiani.blogspot.com

·         Prestígio de procedimentos democráticos.
Todas as ações que caracterizam o currículo multiculturalmente orientado são sensíveis ao que as pessoas estão pensando, a participação das pessoas, ao que as pessoas trazem.
·         Reflete criticamente as práticas sociais.
Debate, analisa, estuda as práticas sociais, sejam elas pertencentes as diversas áreas do conhecimento.
·         Promove o entrecruzamento das culturas.
É importante que os alunos tenham acesso a outras perspectivas/focos sobre determinados fatos. Exemplo: violência, conhecimentos científicos, etc.
·         Resiste à reprodução da ideologia dominante.
Bibliografias predominantemente americanas em alguns cursos, conhecimentos produzidos sobre certa visão de mundo. Portanto no Currículo Multiculturalmente Orientado tem se a preocupação de resistir aos elementos que estão embutidos nesses conhecimentos.
·         Questionamentos das relações de poder.
 No Currículo Multiculturalmente Orientado há a sensibilidade de identificar as relações de poder que estão nos temas trabalhados e as características de certos elementos.
·         Enfatiza as diferenças.
Prioriza, valoriza, da ênfase a resistência das diferenças e evita que as pessoas sejam espelhos, evita a homogeneização. Estuda as diferenças para que as pessoas possam a partir da sua própria identidade sejam reconhecidas.

Práticas Pedagógicas
Fonte: criancafuturoincerto.blogspot.com
As práticas pedagógicas adotadas no Currículo Multiculturalmente Orientado tem certas características, dentre elas:
·         Tematização, ou seja, um mesmo assunto é enfocado sobre diversos pontos de vista, analises diferentes sobre o mesmo tema. Para que os alunos percebam que não existe verdade única sobre aquele fato.
·         Reconhecimento do patrimônio cultural da sociedade, valorização do ponto de vista da comunidade, seus conhecimentos prévios. O que os alunos sabem é um dos elementos que entra na tematização.
·         Hibridização discursiva. O currículo promove hibridização, entre conhecimentos acadêmicos, senso comum, cientifico, cultura experiencial dos alunos, todos esses discursos são misturados no currículo.
·         Utilização de mecanismos de diferenciação pedagógica, fazer atividades que valorizam repertórios dos alunos diferentes. Misturar pesquisas com leitura, entrevistas, coletas de dados, variação de fontes, etc.
·         Pedagogia do dissenso, existe um consenso apresentado por Peter Mclaren, que vai resumir a seguinte ideia; “se os alunos possuem suas próprias representações, se a cultura cientifica possui uma determinada representação sobre as coisas do mundo, se o professor possui suas próprias representações, nós nunca encontraremos um consenso”. Estaremos sempre em um debate, a sala de aula deve ser um encontro de posicionamentos diferentes, assim acessaremos os posicionamentos que os outros possuem sobre o mesmo fato.

·         Concepção metodológica dialética, estamos submetidos a diversas falas e discursos, em sala de aula saímos do estágio sincrético através da promoção de significados e analise mais profunda, e alcançamos sínteses que podem ser pessoais ou coletivas.

·         Abordagem etnográfica, dentro da sala de aula, na perspectiva, olhar para o tema trabalhado encontrar suas origens e saber por que há marcas estão presente, porque alguns significados são valorizados e não outros e quais relações de poder atuaram e não outras, interpretar para além daquilo que esta escrita nos textos.

·         Registro, é pelo registro seja feito por professores ou alunos, que percebemos se estamos caminhando em uma determinada direção ou em outra, percebemos que o caminho que optamos vai nos permitir alcançar os objetivos inicialmente planejados ou se terá que fazer um contorno, alguma mudança, ou trabalhar com outros elementos para alcançar os objetivos. O registro permite avaliar o processo, rever os objetivos planejados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário