Bem-vindo(a)! Este blog foi criado como uma ferramenta de avaliação para o Curso de Especialização Ética, Valores e Cidadania na Escola, oferecido pela Universidade de São Paulo.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Vídeo-aula: 11

Políticas Culturais, Multiculturalismo e Currículo
Prof.º Marcos Garcia Neira

O objetivo da aula é partir da discussão do multiculturalismo; entender o que significa o multiculturalismo e chegar até o currículo e sua organização.
Políticas Culturais
Fonte: joannemota.blogspot.com

Ana Pereira em seus estudos sobre Políticas Culturais, encontrou Políticas Culturais Segregacionistas. Quando entra em ação, elas vão posicionando as pessoas segundo as suas características em determinados lugares.
Exemplo de Política Segregacionista: Dentro de uma escola com um número grande de professores que possuem carros e poucas são as vagas para os mesmos, a escola reservar uma vaga para o diretor, isto é, uma política segregacionista.
Ana Pereira, também destaca as Políticas Culturais Assimilacionistas, essas políticas partem do principio que a forma de ser, pensar e agir, os significados atribuídos por determinados grupos, são mais interessantes, são mais corretos, são a identidade, enquanto que significados atribuídos por outros grupos, são menos importantes, são ruins, é a diferença, não são os significados corretos.
Algumas políticas são feitas para os grupos menores assimilem a política dita como correta por grupos com maior força.
A última política encontrada pela pesquisadora, Ana Pereira, são as Políticas Culturais Integracionistas, são aquelas que enxergam as diferenças e procuram trazer as diferenças preservando os significados que esses grupos possuem, procurando trazê-los para o convívio com os demais. É essa ultima precisa acontecer com maior incidência.

Multiculturalismo


Fonte: vendavaldasletras.wordpress.com


Peter McLaren, vai encontrar uma primeira classificação de Multiculturalismo que ele chamou de conservador ou monocultural. Isso significa que as diferenças existem, as pessoas são diferentes, existe uma grande diversidade cultural.
Mas na visão do Multiculturalista conservador, a cultura que ele é representante é a cultura verdadeira, e ele apaga as outras culturas e tenta homogeneizar o grupo.
Também segundo Peter Mclaren, existe outra ideia que é o Multiculturalismo Liberal, esta amparada nas ideias do Liberalismo. Existem varias culturas, o que nos iguala é que pertencemos a uma mesma humanidade, e as culturas que sobreviveram são as dos grupos que vencem o conflito cultural.
Peter Mclaren, trata de outra vertente, que é o Multiculturalismo Pluralista, este vai dizer, não as pessoas possuem identidades culturais diferentes, os grupos têm marcadores culturais diferentes. Numa sociedade democrática, todos eles precisam se expressar. Então se cria espaços para que essas pessoas se expressem. Exemplo: na escola criar dia do índio, dia do brinquedo, etc.
Mclaren, traz mais uma visão do Multiculturalismo, que ele chama de Multiculturalismo Essencialista de esquerda. Nós assistimos no final do século XX, a emergência de algumas pedagogias, dos anos 80 para cá a emergência de algumas pedagogias que valorizavam demais a ideia da transformação da sociedade. E acreditou-se que a trans formação se daria pelo valor dado a determinados grupos que estavam em desvantagem e se analisássemos como os grupos vantajosos manipulavam as suas experiências, os seus produtos para garantir as suas condições de vantagem. Porém essas condições se alternam, ninguém é o tempo todo oprimido, como também ninguém é o tempo todo opressor.
E finalmente, Mclaren, traz a ideia do Multiculturalismo Critico, também chamado de Intercultural, ele vai valorizar a diferenças, vai reconhecer que os grupos atribuem significados diferentes as coisas do mundo, só que não vais ficar apenas no reconhecimento, vai promover experiências de encontro entre as diferenças e entre os grupos, para que as pessoas possam enxergar como os outros são também nos vários pontos e compreender as forças que aturam para que um grupo se posicione de uma determinada maneira, e outro grupo de outra maneira. É fazer atividades que façam com que as crianças/ jovens entendam quais foram as forças que atuaram para posicionar as mulheres, os idosos, negros, índios, em posições desvantajosas ou desqualificadas.
Esses elementos trazem um impacto no currículo, aqui o currículo é entendido, a partir do conceito do Dr. Da Silvia, como toda experiência proposta pela escola ou a partir da escola. Lição de casa é currículo, usar ou não o uniforme é currículo, aulas, conteúdos, recreio, etc., todas essas experiências constituem o currículo.
Currículo
·         Quais critérios são empregados para selecionar temas, conteúdos, exemplos ou atividades?
·         Currículo – texto
·         Decisão curricular – ato político
·         Currículos conservadores
·         Currículos Assimilacionistas
·         Currículos Interculturais ou Críticos
Ao escolher temas, conteúdos, atividades, o professor esta apresentando certa experiência cultural. Neste caso o professor posiciona os alunos com relação às coisas do mundo, e afeta o comportamento dos alunos, daí a importância de enxergar sempre a decisão curricular como um ato político.
Currículos conservadores, que vão posicionando as pessoas com relação às coisas do mundo de forma a tentar manter as coisas como elas estão. Às vezes esses currículos apresentam a cultura hegemônica de certa forma que fazem com que as crianças lentamente aprendam que aquela é a melhor e a única maneira possível de ser.
Currículos assimilacionistas, negam em absoluto a existência de outras possibilidades, e querem a todo custo que as crianças se constituam de uma determinada maneira de ser.
Currículos Interculturais ou Críticos, estão preocupados com a elaboração e desenvolvimento de currículos que sejam interculturais ou críticos. São currículos que reconhecem a diversidade, trabalham com a diversidade cultural, que valorizam os conhecimentos das culturas que frequentam a escola, para que essas culturas possam ser vistas, e que possam ver se também com legitimas de circulação no espaço público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário